"QUEM É ESTE REI DA GLÓRIA?". Josué 12

Josué  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 16 views

Em Jesus, conquistamos o direito de vivermos no “novo céu” e na “nova terra”.

Notes
Transcript
Grande ideia: Em Jesus, conquistamos o direito de vivermos no “novo céu” e na “nova terra”.
Apocalipse 21.1–8 (NAA)
1E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para o seu noivo.
3Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: — Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles.
4E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5E aquele que estava sentado no trono disse: — Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: — Escreva, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6Disse-me ainda: — Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
7O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho.
8Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos imorais, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que está queimando com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
Estrutura: Rememorando Moisés, “servo do Senhor” (vv. 1-6) e vitórias sob a liderança de Josué (vv. 7-24).

As vitórias na Transjordânia, sob a liderança de Moisés, são recitadas (12.1–6).

● As vitórias em Canaã, sob a liderança de Josué, são recitadas (12.7–24).

Salmo 24.7–10 (NAA)
7Levantem as suas cabeças, ó portas! Levantem-se, ó portais eternos, para que entre o Rei da glória.
8Quem é o Rei da glória? O Senhor, forte e poderoso, o Senhor, poderoso nas batalhas.
9Levantem as suas cabeças, ó portas! Levantem-se, ó portais eternos, para que entre o Rei da glória.
10Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da glória.
Josué 1. Leste do Jordão (12.1–6)

Os eventos registrados na primeira parte de Josué compõem um prelúdio à vitória final que Deus terá sobre os inimigos da sua causa. Neste tempo futuro, Deus purificará o mundo daqueles que se recusaram a aceitá-lo como Senhor e entregará este mundo purificado ao seu povo como herança para sempre (Sl 37.9; Mt 5.5).

Salmo 37.9 (NAA)
9Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra.
Mateus 5.5 (NAA)
5— Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Phillip Yansey:
Como uma batida de percussão que nunca pára, ouvimos no Antigo Testamento a mensagem constante de que esse mundo gira em torno de Deus e não de nós.
Na sua maneira de fazer história, Deus não se impressiona com tamanho, poder ou riqueza. Fé é o que ele está esperando, e os heróis que vemos surgir são heróis da fé, não de poder ou riqueza.
Ler o Antigo Testamento não é “ler a correspondência de outra pessoa”, como disse certo teólogo; é também a nossa correspondência. As pessoas que aparecem nele eram pessoas de verdade, aprendendo a se entender com o mesmo Deus que eu adoro hoje. Preciso aprender com as experiências delas, mesmo ao tentar incorporar a maravilhosa nova trazida por Jesus e desenvolvida por Paulo e outros autores.
01. Rememorando Moisés. (vv. 1-6)
Richard Hess:
Assim como Josué 11.12-23 é um sumário da totalidade de Josué 1-11, de igual forma o capítulo 12 fornece um sumário de todas as conquistas, as de Moisés e também as de Josué.
(a) Nos versos 1 e 7, a mesma nomenclatura: “reis da terra”.
(b) Para onde esta história nos aponta?
Graeme Goldsworthy:
O cerne teológico do livro de Josué pode ser compreendido pela leitura do primeiro e dos dois últimos capítulos. Como prometido, Israel entra na terra, onde o Senhor lhes dá descanso na forma de posse incontestável (Js 23.1-13). A única razão da posse da terra pelos israelitas é o Senhor ter lutado por eles. Embora ainda restasse uma parte de território para ser conquistada (23.4,5), consideram-se cumpridas as promessas: “… sabeis no coração e na alma que não falhou uma só palavra de todas as boas coisas que o Senhor, vosso Deus, falou a vosso respeito; nenhuma delas falhou, mas todas se cumpriram” (23.14; veja também 21.43-45).
Josué 21.43–45 (NAA)
43Desta maneira, o Senhor deu a Israel toda a terra que, sob juramento, havia prometido dar a seus pais; eles tomaram posse dela e habitaram nela.
44O Senhor lhes deu repouso ao redor, segundo tudo o que havia jurado a seus pais. Nenhum de todos os seus inimigos resistiu diante deles; a todos eles o Senhor entregou nas mãos dos filhos de Israel.
45Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor havia falado à casa de Israel; tudo se cumpriu.
(c) Aqui nesta porção a reminiscência é o registrado em Números 21.21-35 e Deuteronômio 2.26-3.11.
(d) Esse título para Moisés, “servo do Senhor”: 15 vezes, no livro de Josué.
Josué 1.1 (NAA)
1Depois que Moisés, servo do Senhor, morreu, o Senhor falou a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés, dizendo:
Josué 24.29 (NAA)
29Depois destas coisas, Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu com a idade de cento e dez anos.
(e) Encontraremos em Isaías, os “cantos do Servo do Senhor” (42.1-9; 49.1-12; 50.4-11; 52.13-53.12).
(f) Destaque para a unidade do povo (partilha da terra a leste e oeste do Jordão).
Josué 1.12–15 (NAA)
12Josué falou aos rubenitas, aos gaditas e à meia tribo de Manassés, dizendo:
13— Lembrem-se do que Moisés, servo do Senhor, ordenou a vocês, dizendo: “O Senhor, seu Deus, está dando descanso a vocês e lhes dará esta terra.
14Que as mulheres de vocês, as crianças e o gado fiquem na terra que Moisés lhes deu deste lado do Jordão. Mas vocês, todos os valentes, passarão armados na frente de seus irmãos e os ajudarão,
15até que o Senhor conceda descanso aos irmãos de vocês, como deu descanso a vocês, e eles também tomem posse da terra que o Senhor, o Deus de vocês, lhes dá. Depois, vocês poderão voltar e tomar posse da terra que Moisés, servo do Senhor, lhes deu por herança deste lado do Jordão, para o nascente do sol.”
02. Celebrando Josué. (vv. 7-24)
(a) A lista chega a 31 reis.
Reynaldo Odilo Martins Soares e Samuel de Oliveira Martins
No fim da Idade do Bronze (1400 a.C.), os filhos de Israel também precisariam de uma grande transformação, e, por isso, Deus tirou-os do Egito, fê-los andar em círculos por 40 anos no deserto (era a “reforma da casa”) e, depois da morte de Moisés, mandou que Josué introduzisse-os na Terra Prometida. Aquela nação que, no Egito, tinha aprendido a amassar barro com os pés, olhando para baixo, agora precisava ter o seu olhar ampliado, voltado para o que estava adiante, pois o Senhor concedera-lhe uma terra que manava leite e mel, e os hebreus precisavam tomar posse da herança. Esse foi o projeto arquitetônico de Deus, a casa de Israel.
(b) A liderança de Josué está consolidada.
Josué 1.3 (NAA)
3Todo lugar em que puserem a planta do pé eu darei a vocês, como prometi a Moisés.
Josué 1.9 (NAA)
9Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar.
(c) Assim:
Josué 2. Oeste do Jordão (12.7–24)

Isso termina a descrição da conquista, conforme relatada pelo autor de Josué, cujo objetivo foi apresentar alguns destaques da conquista entremeados e finalizados com declarações resumidas, numa versão condensada das ocorrências históricas. O que culminou com Israel habilitado a entrar na sua “herança” prometida e no “descanso”, que é concomitante ao gozo da herança. A conquista deve ser vista como resultado do fato de Deus “dar” a terra ao seu povo da aliança. A terra e seu povo serão, doravante, a fonte da qual se desdobrará o plano de salvação de Deus.

03. Outras aplicações:
(a) Deus não se esquece dos seus servos fiéis. Mesmo que eles tenham arranhões em suas biografias. Deus sempre esteve em companhia de imperfeitos.
Deuteronômio 32.48–52 (NAA)
48Naquele mesmo dia, o Senhor falou a Moisés, dizendo:
49— Suba a este monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, em frente de Jericó, e veja a terra de Canaã, que dou como propriedade aos filhos de Israel.
50Você vai morrer no monte, ao qual terá subido, e será reunido ao seu povo, como Arão, o seu irmão, morreu no monte Hor e foi reunido ao seu povo.
51Porque vocês foram infiéis a mim no meio dos filhos de Israel, nas águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim, pois não me santificaram no meio dos filhos de Israel.
52Por isso você verá a terra à sua frente, mas não entrará nela, na terra que dou aos filhos de Israel.
Números 20.7–12 (NAA)
7O Senhor disse a Moisés:
8— Pegue o seu bordão e ajunte o povo, você e Arão, o seu irmão. E, diante do povo, falem à rocha, e ela dará a sua água. Assim vocês tirarão água da rocha e darão de beber à congregação e aos animais.
9Então Moisés pegou o bordão que estava diante do Senhor, como este lhe havia ordenado.
10Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha. Então Moisés lhes disse: — Agora escutem, rebeldes! Será que teremos de fazer com que saia água desta rocha para vocês?
11Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e a congregação e os seus animais beberam.
12Mas o Senhor disse a Moisés e a Arão: — Porque não creram em mim, para me santificarem diante dos filhos de Israel, vocês não farão entrar este povo na terra que lhe dei.
Líderes tem uma grande responsabilidade de sustentar a santa reputação de Deus (comparar Lv 10:3). Se eles falham, Deus deve se distanciar deles para que a comunidade da fé não seja desviada por interpretações erradas. Andrews Study Bible.
(b) Líderes falham também. Por isso, temos o nosso “Josué Perfeito” nos acompanhando. Ele é Jesus, aquele que muito mais do que o Josué da Bíblia, vence todas as nossas batalhas.
1Coríntios 15.24–28 (NAA)
24E então virá o fim, quando ele entregar o Reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.
25Porque é necessário que ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.
26O último inimigo a ser destruído é a morte.
27Porque “ele sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés”. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente exclui aquele que tudo lhe sujeitou.
28Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
Ilustr.:
"Creu em Deus implicitamente. O teólogo Robert C. Sproul aponta uma grande diferença entre acreditar na existência de Deus e crer em Deus. Muitas pessoas admitem que ele existe, mas não creem nele; elas não acreditam no que ele diz. Josué creu em Deus e, como todos os heróis da fé, agiu de acordo com sua crença. Deus disse a ele: “Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js 1.9). Josué esperava com firmeza que Deus derrotaria seus inimigos. Então, atacou-os esperando pela vitória." (from "Josué: Comentário expositivo" by James Montgomery Boice, Felipe Sabino de Araújo Neto)
Grande ideia: Em Jesus, conquistamos o direito de vivermos no “novo céu” e na “nova terra”.
João 14.1–4 (NAA)
1— Que o coração de vocês não fique angustiado; vocês creem em Deus, creiam também em mim.
2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês.
3E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também.
4E vocês conhecem o caminho para onde eu vou.
Related Media
See more
Related Sermons
See more